A Organização Mundial do Comércio

                   Escola Municipal Hermenegildo B. de Oliveira

Disciplina: Geografia - 3º bimestre

Série:  9º ano do vespertino – Aula: 18

Professor: Itamiram Alves (Iram)

Aula semanal: 23 a 27/08/2021                    

Carga horária: 03 horas aulas  

                                

                             A Organização Mundial do Comércio

Organização Mundial do Comércio (OMC) é um organismo internacional e multilateral que tem como objetivo a regulamentação do comércio entre os seus 164 países-membros, promovendo assim a sua maior liberalização. Sua atuação é baseada em cinco princípios, os quais se voltam para a garantia de condições justas de negociação entre diferentes nações, levando em consideração as diferenças entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, bem como a transparência do processo.

 

A OMC foi fundada em 1995 como alternativa ao Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), após uma série de reuniões desse grupo conhecida como Rodada do Uruguai (1986-1994).

 

Resumo

·         A Organização Mundial do Comércio é um fórum multilateral que tem como objetivo a liberalização do comércio internacional. Sua prática inclui a regulamentação das práticas comerciais, o monitoramento e revisão das políticas adotadas pelos membros, a solução de conflitos e impasses e a garantia de condições mais justas de negociação entre as nações.

·         Entrou em vigor em 1º de janeiro de 1995, após a Rodada do Uruguai, uma série de reuniões do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT) que se estenderam de 1986 a 1994.

·         Seu quadro é formado por 164 países-membros e 25 observadores.

·         A última nação a formalizar sua entrada foi o Afeganistão em 2016.

·         Tem como base cinco princípios: não discriminação, proibição de restrições quantitativas, previsibilidade, concorrência leal e tratamento especial e diferenciado para os países em desenvolvimento.

O que é a OMC?

A Organização Mundial do Comércio (OMC) é um organismo ou fórum econômico de caráter multilateral que atua no processo de liberalização do comércio internacional. É responsável por fazer a regulamentação das negociações que acontecem entre os seus membros mediante a elaboração de acordos e o estabelecimento de normas em comum a serem cumpridas no sentido de criar condições favoráveis e justas à realização dos trâmites comerciais.

 

Atualmente, a organização conta com um total de 164 países-membros. A OMC foi fundada no dia 1º de janeiro de 1995, como resultado das discussões que surgiram no âmbito da Rodada do Uruguai do extinto Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (também chamado de GATT, sigla em inglês). Sua sede fica na cidade de Genebra, na Suíça.

 

Objetivos da OMC

Tendo em vista a intensificação das relações econômicas e comerciais em escala internacional, assim como o aprofundamento das diferenças de condições de negociação enfrentadas pelos países considerados em desenvolvimento face aos países desenvolvidos, que, em tese, possuem economias nacionais mais competitivas, a OMC surgiu em meados dos anos 1990 com o objetivo principal de liberalizar o comércio e supervisionar os trâmites econômicos e comerciais entre as nações que são membros da organização.

Conforme o sumário fornecido pela própria OMC, sua principal função é a de garantir que o comércio ocorra da forma mais livre e previsível possível, procurando, assim, assegurar condições justas no momento das negociações e fechamento de acordos entre as nações. A organização atua tanto sobre as mercadorias físicas (bens) quanto sobre os serviços e a propriedade intelectual.

Levando em consideração esses fatores, podemos elencar os seguintes objetivos que guiam as ações dessa organização:

·                     Negociar a redução ou até mesmo a eliminação de tarifas de importação e quaisquer outras práticas protecionistas que possam representar um obstáculo ao comércio internacional – pensando aqui sobretudo nos países desenvolvidos.

·                     Desenvolver normas e regras de comércio internacional no âmbito dos seus membros, estabelecidas em comum acordo, assim como administrar e promover o monitoramento de sua aplicação.

  • Garantir a transparência de acordos comerciais.
  • Monitorar e revisar as políticas comerciais adotadas pelos países-membros.
  • Solucionar disputas que possam surgir entre as nações que fazem parte do seu quadro.
  • Estabelecer a cooperação com outros organismos e instituições internacionais.
  • Assistir tecnicamente e auxiliar na construção de capacidade dos países em desenvolvimento, criando condições mais favoráveis de negociação para essas economias nacionais e garantindo-lhes maior competitividade no âmbito do comércio internacional.

O trato aos países em desenvolvimento, que representam 30% dos membros da OMC, corresponde à garantia de maior tempo para cumprimento de acordos e ao estabelecimento de algumas determinações para garantir maior segurança no decorrer das negociações e também no acesso ao mercado internacional.

·         Garantir a transparência de acordos comerciais.

·         Monitorar e revisar as políticas comerciais adotadas pelos países-membros.

·         Solucionar disputas que possam surgir entre as nações que fazem parte do seu quadro.

·         Estabelecer a cooperação com outros organismos e instituições internacionais.

·         Assistir tecnicamente e auxiliar na construção de capacidade dos países em desenvolvimento, criando condições mais favoráveis de negociação para essas economias nacionais e garantindo-lhes maior competitividade no âmbito do comércio internacional.

O trato aos países em desenvolvimento, que representam 30% dos membros da OMC, corresponde à garantia de maior tempo para cumprimento de acordos e ao estabelecimento de algumas determinações para garantir maior segurança no decorrer das negociações e também no acesso ao mercado internacional.

                                          Atividade

Nome completo:_______________________________________________

Série: 9º ano       Turma;____________ Data:_________________

 

Marque a opção correta

 

1 - No que se refere ao sistema de comércio internacional, julgue os seguintes itens. A Organização Mundial do Comércio (OMC), que surgiu como resultado da Rodada do Uruguai, vinculada ao Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), tem a função de fiscalizar as políticas comerciais dos países membros, adotando, para isso, mecanismos previstos originariamente no estatuto não ratificado da Organização Internacional do Comércio (OIC), idealizada no Acordo de Bretton Woods.

  • C) Certo
  •  E) Errado

 

2 - A Organização Mundial do Comércio (OMC) foi instituída com base nos princípios do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT, do inglês, General Agreement ou Tariffs and Trade). É função da OMC

  • A) assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro internacional.
  • B) financiar projetos de exportação para promover o comércio entre os países.
  • C) administrar e aplicar os acordos comerciais multilaterais.
  • D) desenvolver modelos e cláusulas de contratos de comércio internacional.
  • E) controlar desequilíbrios no sistema cambial dos países-membros.

 

3 – Abra o livro na página, 44, leia o texto: “Um novo conceito de nação”, e responda as questões, 1, 2, e 3.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem