Desenho – O Lado Bom e o Lado Ruim das Cidades Globais


Liste as ideias no quadro, dividindo em "lado bom" e "lado ruim".

3. Atividade de Desenho (30-40 min)

Tema: O Lado Bom e o Lado Ruim das Cidades Globais

Instruções:

  • Dobrem a folha ou dividam com uma linha: lado esquerdo = lado bom, lado direito = lado ruim.
  • No lado bom, desenhem elementos positivos de uma cidade global: prédios modernos, transporte eficiente, áreas verdes, centros culturais, tecnologia, etc.
  • No lado ruim, mostrem problemas: favelas, poluição, trânsito caótico, lixo acumulado, falta de saneamento, exclusão social, etc.
  • Incentive o uso simbólico das cores: tons vivos para o lado positivo e tons escuros ou frios para o lado negativo.

4. Apresentação dos Trabalhos (15-20 min)

Os alunos podem apresentar seus desenhos e explicar o que representaram. Estimule a troca de ideias e a escuta respeitosa.

5. Reflexão Final (5-10 min)

Faça um fechamento perguntando:

  • Como as cidades podem melhorar?
  • Qual o nosso papel como cidadãos para transformar os espaços urbanos?

✍️ Avaliação:

A avaliação pode considerar:

  • Criatividade na representação.
  • Coerência entre o desenho e os conceitos discutidos.
  • Participação nas discussões.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre o tema.

🧠 Material necessário:

  • Folhas A4 ou cartolina
  • Lápis, borracha
  • Lápis de cor, canetinhas, giz de cera
  • Quadro ou cartolina para montar um painel coletivo (opcional)

Se quiser, posso criar um modelo visual ou um PDF com esse plano de aula. Deseja isso?

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem